segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ROBERTO CARLOS - O Progresso














 MENINA E O POETA 

E                      E7
Virgem, menina morena
                         A
Nos cabelos uma trança
                              B7
No rosto um jeito criança
                           E
Na voz um canto mulher

                             E7
Virgem, menina morena
                                 A
Nos olhos toda a primavera
                          B7
No corpo uma longa espera
                               Am    B7
Coração banhado em fé

E                          E7                             A
A tarde corre pra noite a lua desperta sorrindo
                      B7                              E
A menina na janela botão de flor se abrindo
E                           E7                               A
Nasceu o primeiro desejo conheceu o primeiro amor
                              B7     F#m    B7      E7
Na historia de um poeta a menina acreditou

         D                  E7
Mas o poeta foi um dia
     D                    E
E ate hoje não voltou
D                      E7
Ninguém sabe o caminho
D                 E7
Que o poeta levou

Am               B7        E  Am                    E
O vento que foi com ele um dia por lá voltou

       Am           B7        E   Am                 E7   Am   B7
Mas só que voltou sozinho e a menina chorou
E               Am    B7    Am        B7      E
Na historia do poeta a menina acreditou
   Am          B7        E   Am        B7      E
E dos olhos da menina uma lagrima rolou




COMENTÁRIOS

Dm7 Dm/C
Não, eu não quero voltar
Gm7
Eu só quero pedir
       A5+7   A7                Dm
pra você  evitar comentários

                      Dm/C
Eu vim aqui só lhe prevenir
Gm7
Que as pessoas às vezes
A5+7          A7
ate usam você
Cm7                   G7,9
Só pra se divertir

Bb7+           C/Bb
Nossos problemas são nossos
Am7                                             D7,9
Não devem servir pra conversas banais
Bb7+                         C7
Melhor você não se iludir
                                 C#º                       F7
Nem se abrir com pessoas que falam demais

Bb7+                        Dm/C
Em nossa intimidade nos nós descobrirmos
C#/G#                     G7
Fomos simplesmente homem e mulher
Em            Em/D                        C7+
O que aconteceu entre quatro paredes
                B7                             Bm7   E7,9
Não deve servir pra ninguém comentar

Repete a 2ª

Em   Em7+
Não, eu não quero voltar
Em7
Eu só quero pedir
         Em7+
Pra você evitar comentários





ILEGAL, IMORAL OU ENGORDA

Am
Vivo condenado a fazer o que não quero
Tão bem comportado as vezes eu me desespero
D7
Se faço alguma coisa sempre alguém vem me dizer
Que isso ou aquilo não se deve fazer

Am
Restam os meus botões já não sei mais o que é certo
    E7                      D7
E como vou saber o que devo fazer
        E7                       D7
Que culpa tenho eu me diga amigo meu
          E7                             D7                           Am
Será que tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda

A muito me perdi entre mil filosofias
Virei homem calado e ate desconfiado
D7
Procuro andar direito e ter os pés no chão
Mas certas coisas sempre me chamam atenção

 Am
Cá com meus botões bolas eu não sou de ferro
 E7                           D7
Para pra pensar mais não posso mudar
E7                                D7
Que culpa tenho eu me diga amigo meu
               E7                         D7                    Am
Será que tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda

           Bbm
Se eu conheço alguém num encontro casual
E tudo anda bem num bate papo informal
Eb7
Numa noite quente sugere desfrutar
Do meu terraço a vista de frente pro mar

          Bbm
Mas a noite é uma criança delicias no café da manhã
F7                                   Eb7
Então o que fazer já não quero mais saber
F7                                     Eb7           F
Se como alguma coisa que não devo comer
F7                                 Eb7                   Bbm
Se tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda


MINHA TIA

           Am                                     Dm
Titia Amélia a quanto tempo a gente não se ver
             G7                                   C
Mas acredite eu me lembro sempre muito de você
                  E7                                  Am
Eu não esqueço aquele tempo e a saudade me machuca
                     B7                              E7
Quando eu ficava em sua casa numa vila da Tijuca

Você sabia que eu queria ser cantor profissional
E vinha lá de Niterói pra ir a Rádio Nacional
Usando aquele antigo e tão surrado meu blusão de couro
Ia tentar minha esperança num programa de calouro

A           A7+      Bm      E7
A minha vida mudou eu sei
Bm            E7             A       A7+
Mas as lembranças eu guardarei
A           A7+     D
Tudo vai bem titia pode crer
A             E7                         (Am  A4)                                      
Eu me lembro sempre de você

roquei a vida lá da vila por arranha-céus gigantes
Aquela sua comidinha eu não encontro em restaurantes
Eu já não faço a minha cama como antes eu fazia
E a minha roupa limpa toma um jeito de lavanderia

Titia o meu endereço é uma grande confusão
Estou morando atualmente dentro de um avião
Não se preocupe que problemas você sabe muito bem
Que em Niterói, Tijuca ou Londres todo mundo sempre tem

Repete a 3ª

Segue um retrato autografado com carinho especial
O que escrevi na realidade não é muito original
Mas são palavras tão sinceras minha tia pode crer
O tempo passa mais estou sempre me lembrando de você

Repete a 3ª





O DIA A DIA

E                      B7             C#m   B7
Eu acho que a rotina do dia   a     dia
E              B7         C#m      B7
Esta mudando tudo lentamente
A       G#m                             F#m  E
Você não era a mesma que era  antes
         B7
Ficou tão diferente

E                 B7                   C#m   B7
Eu sinto que você mesmo ao meu lado
E                  B7           C#m   B7
Esta de certa forma tão distante
A                     G#m        F#m   E
E aquele nosso amor apaixonado
                         B7
Não é mais como antes

E      A                   E              A
Meu bem             “Baby baby baby baby”
E      A                   E              A
Meu bem             “baby baby baby baby”
E      A                                       D            B7
Meu bem, faça alguma coisa pelo nosso amor

E                     B7                  C#m  B7
Não sinto suas mãos nos meus cabelos
E                     B7           C#m   B7
Dizendo tanta coisa sem falar
A                 G#m             F#m
Não é difícil ser o que já fomos
E                B7
Vale a pena tentar

Repete a 3ª


O PROGRESSO

     E
Eu queria pode afagar uma fera terrível
     A                            B7                             E
Eu queria poder transformar tanta coisa impossível
A                              B7                         G#m                      C#m
Eu queria dizer tanta coisa que pudesse fazer eu ficar bem comigo
      F#m                 F#                  B7
Eu queria poder abraçar meu maior inimigo

  E                       B7                        E
Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares
  A                                         B7                      E
Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares
      A                           B7                          G#m          C#m
E as baleias desaparecendo por falta de escrúpulos comerciais
          F#m           F#              B7     E
Eu queria ser civilizado como os animais

E                                   B7                           E
Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
        A                        B7                    E
E da águas dos rios os peixes desaparecendo
     A                              B7                                                       
Eu queria gritar que esse tal de ouro-negro 
          G#m                       C#m
não passa de um negro veneno
         F#m                    F#                       B7
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos

           E                           B7                          E
E não posso aceitar certas coisas que eu não entendo
    A                                B7                      E
O comercio das armas de guerra da morte vivendo
     A                    B7                           G#m                   
Eu queria falar de alegria ao invés de tristeza 
                       C#m
mas não sou capaz
         F#m             B7                     E
Eu queria ser civilizado como os animais

                 A              B7             G#m            C#m
Não sou contra o progresso mais apelo pro bom censo
       F#m                         B7                    E
Um erro não conserta o outro isso é o que eu penso


OS SEUS BOTÕES

Am                Dm G7              C7+
Os botões da blusa que você usava
                Bm5-/7 E7           Am
E meio confusa,     desabotoava
                    Dm  G7                     C7+
Iam pouco a pouco    me deixando ver
                    Bm5-/7  E7                    Am
No meio de tudo          um pouco de você

                       Dm7  G7             C7+
Nos lençóis macios    amantes se dão
                     Bm5-/7  E7                Am
Travesseiros soltos       roupas pelo chão
                      Dm7    G7                      C7+                                  
raços que se abraçam    bocas que murmuram
                     Dm                        E7
Palavras de amor enquanto se procuram
               Dm  G7                   C7+      Am
Chovia lá fora     e a capa pendura ...da
              Bm5-/7  E7                  Am
Assistia tudo           e não dizia nada
               Dm7  G7                C7+  Am
E aquela blusa     que você usava
                       Bm5-/7  E7                     Am
Num canto qualquer          tranqüila esperava

Repete a 2ª


PELO AVESS

Dm                                                 E7
E você reservada tão quieta não fala mas sabe convencer
Gm                                    A7                   Dm
Me levar por caminhos, por ninhos contidos por amor 
e por prazer
D#º                                            D7        Gm
Se inflama na chama , sufoca, me enrosca de forma natural
C                                                            F                     A7
Se entrega, me pega, me laça, me abraça como mulher fatal

Dm
E você reservada, tão quieta, não fala
E7
mas vem me induzir
Gm                               A7          
Aos anseios desejos tão loucos que aos poucos
  D
 vão me consumir

      D#º                     D
Eu quero o seu amor a qualquer preço
D#º                       D                    Gm
Quero que você me tenha até pelo avesso
               C                                  F7+
Pra me sentir envolvido em seus cabelos
Bb7+                         Em7                A7                      Dm
Faça de mim o que quiser eu sou seu homem, minha mulher

                                                        E7
E você reservada, tão quieta, não fala mas sabe me endeusar
Gm                                           A7  Dm
No exato momento da nossa agonia pra se completar
D#º                                       D7                       Gm
Com seus beijos ardentes, tão doces, tão quentes vem
me embriagar
C                                                          F               A7                                              
 No entanto sentida, no instante da briga chega a delirar

Dm
Entre bocas nervosas com risos, com prosas
E7
Vamos nos pertencer
Gm                                            A7
E rasgando essa vida de forma precisa
      D
de amar e de se ter

Repete a 3ª


POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR     

   G                     Am               B7                C
Então cheguei sozinho e quis rever a nossa casa
           C#º                                C/D
O desalinho dos cabelos eu disfarcei
Am                          Am7+           Am7           Am6
O muro alto mal pintado, algumas flores escondidas
C                        D7  G                           D7
Degraus empoeirados    a  varanda esquecida

G                          Am  B7    E7
No meio de uma sala    o tapete
Am7                         Bm7  C
No fim do corredor a porta do nosso quarto
                 D7           G                Em           Am                D7
Que guardava antigas frases e atitudes inseguras, todos os erros
                 G               C                    G
Os nossos gestos incontidos, os seus apuros e segredos                                   

                                              Am                   B7
Depois de tanto tempo eu me encontro se escondendo
              C#º                            D7
Atrás de frases repetidas pra justificar
Am          Am7+          Am7            Am6
A sua decisão de separar as nossas vidas
C                    D7                G                D7
Por isso acomodei sem ter razão pra contornar

G                      Am        B7               E7
Você se fez senhora somente por respeito e por escrito                              
Am7                            Em              C                  D7
Mas fica o dito por não dito as suas magoas eu respeito
             G                    E7                 Am             D7
Mas não aceito o argumento de que agora se arrepende
               G                   C                   G
E por motivo de força maior é melhor partir

     G                         G7    C
Se alguém me acompanha deve saber
     G                              C       D7
As vezes só ganha quem sabe perder
                              

PRECISO CHAMAR SUA ATENÇÃO 

A7+
Todas as vezes    Bm7       E7  Bm7  E7
Que você passa e nem me ver
Bm7           E7
Fico pensando no que eu faria
A7+
Pra ter você

A7
Fico pensando milhões de coisas
D7+                   Dm
Qualquer loucura pra ter você
A7+
E os dias passam correndo, vou acabar te perdendo
Bm7                  E7            A7+
Preciso dar um jeito de chamar sua atenção


O meu melhor sorriso eu dei você não viu
Bm7                  E7                   A7+
Gritei seu nome mas nem assim você me ouviu
A7
Por mais que eu faça não adianta
D7+                                  Dm
Você nem nota minha existência

A7+
E os dias passam correndo
Vou acabara te perdendo
Bm7                 E7            A7+
Preciso dar um jeito de chamar sua atenção

O meu melhor sorriso eu dei você não viu
Gritei seu nome mas nem assim você me ouviu
Por mais que eu faça não adianta
Você nem nota minha existência

E os dias passam correndo
Vou acabar te perdendo
Bm7            E7        A7+
Só me falta ficar nu, pra chamar sua atenção






UM JEITO ESTÚPIDO DE TE AMAR     

     G
Eu sei que tenho um jeito estúpido de ser
           B7
E de dizer coisas que podem magoar e te ofender
               Em
Mais cada um tem o seu jeito  Dm7          C#m5-/7
Todo próprio de amar e de se defender

C7+                  D/C
Você me acusa e só me preocupa
    Bm7                              E7
Agrava mais e mais a minha culpa
A7
Eu faço e desfaço                     D7
Contra feito o meu defeito é te amar demais

   G
Palavras são palavras             F#m7                              
E a gente nem percebe o que disse sem querer 
             Bm5-7       B7
e o que deixou pra depois
                    Em
Mas o importante é perceber que a nossa vida em comum                              
               Dm7                          C#m5-/7
Depende só e unicamente de nos dois

  C7+                    D
Eu tento achar um jeito pra explicar
  Bm7                                 E7
Você bem que podia me aceitar
  A7/9                           A7/9-       D7
Eu sei que eu tenho um jeito meio estúpido de ser
          C7+                      G
Mas é assim que eu sei te amar



VOCÊ NA MINHA VIDA       

Bm                                        F#m
Você foi a melhor coisa que eu tive
Bm                                        F#m
Mais o pior também em minha vida
       Am                                              D7
Você foi o amanhecer cheio de luz e de calor
               G                                                   Em
Em compensação anoitecera a tempestade e a dor
          E                                                                        
Você foi o meu sorriso de chegada, 
                                 A     G  A
e a minha lagrima de adeus

  Bm                                        F#m
Aquele grande amor que nos tivemos
   Bm                                F#m
E todas as loucuras que fizemos
        Am                                                   D7
Foi o sonho mais bonito que um dia alguém sonhou
      G                                               Em
E a realidade triste quando tudo se acabou
        E                                                               A      G  A
Você foi o meu sorriso de chegada tudo e nada, e adeus

G            A7                       D                     Bm
Você me mostrou o amanhecer de um lindo dia
G         A7                 D   Bm
Me fez feliz, me fez viver
G                    A7         D                Bm
Num mundo cheio de amor e de alegria
G             A7              Bm
E me deixou no anoitecer

                                         F#m
E agora todas as coisas do passado
        Bm                             F#m
Não passam de recordações presentes
     Am                                                          D7
De momentos que por muito tempo ainda vão estar
      G                                 D                            Em
Na alegria ou na tristeza toda vez que eu me lembrar
        E                                                                            
Que você foi meu sorriso de chegar 
                                  A  G  A
e minha lagrima, de adeus

Repete a 3ª


Um comentário:

  1. Nossa...
    sem querer achei esse tesouro de letras cifradas de um dos melhores discos do rei Roberto

    ResponderExcluir