segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ROBERTO CARLOS - Desabafo













ABANDONO          

C                   C5+
Se voltar não faça espanto
C                       Em   Gm
Cuide apenas de você
A                   Dm
De um jeito nessa casa
G               C            C5+
Ela é nada sem você

C                                  C5+
Regue as plantas da varanda
C                 Em      Gm
Elas devem lhe dizer
A                      Dm
Que eu morri todos os anos
G                      C      C5+   Dm   G4/7     G7
Quando esperei você

C                  C5+
Se voltar não me censure
C                       Em    Gm
Eu não pude suportar
A                                 Dm
Nada entende de abandono
G                             C    C5+
Só de amor e de esperar

C                           C5+
Olhe bem pelas vidraças
C                   Em        Gm
Elas devem lhe mostrar
A                             Dm
Os caminhos do horiz
G                           C     Ab7                                                                      
Onde eu fui lhe procurar

Db                  Db5+
Não repare na desordem
Db              Fm                Abm
Dessa casa quando entrar
Db         Fm
Ela diz tudo que eu sinto
A4/7            Ab7       Db   Db5+   Db
De tanto lhe esperar


AS VEZES PENSO

               G     Em      Am          D7
As vezes penso que estou sonhando
Am                D7      G              D7
Revendo imagens que se perderam
G             Em     Am         D7
As vezes vejo você chegando
Am                   D7     Dm              G7
Me dando um beijo e me deixando só

Cm                                            F
As vezes penso em você sem querer
                       Bb                         Eb7+
E assim volto a viver outra vez a paixão
                       Am
Dos que amam sem saber
         D7                              Gm                        G7
Sem poder prometer se existe um amanhã, meu amor

     Cm                                    F
As vezes chego ate mesmo a sentir
                    Bb
 O teu corpo em minhas mãos
                  Eb7+                  Am
E te ouço pedir pra fazer o que eu quiser pro prazer
                   D7
De te amar  ate cansar

G              Em  Am      D7
As vezes acho que é um sonho
Am              D7  Dm             G7
Que na verdade preciso acreditar
                Cm                 F
As vezes quero voltar a viver o passado
       Bb                                 Eb7+                                      
E começar nosso amor outra vez

                 Am
Pra poder fazer as coisas
                          D7
Que a gente não fez
                        Gm
E te amar ainda mais
                             G7
Muito mais que te amei

Repete a 2ª





COSTUMES

           Am                                 Dm
Eu pensei que pudesse esquecer certos velhos costumes
G                                                               C
Eu pensei que já nem lembrasse de coisas passadas
E7       Am                                               Dm
Eu pensei que pudesse enganar a mim mesmo dizendo
F                                                    E4/7                     E7
Que essas coisas da vida em comum não ficavam marcadas

          Am                                   Dm
Não pensei que me fizessem falta umas poucas palavras
G                                                  C                    E7
Dessas coisas simples que dizemos antes de dormir
Am                                          Dm
De manhã um bom dia na cama a conversar informal
G                               C                     E4/7
O beijo depois do café o cigarro e o jornal

Am                                         Dm
Os costumes me falam de coisas e fatos antigos
G                                                             A  A4/7   A7
Não esqueço das tardes alegres com os nossos amigos
Dm
Um final de programa fim de madrugada
Am
Um aconchego na cama a luz apagada

Dm               E7
Essas coisas só mesmo com o tempo
Am
Se pode esquecer


Então eu vejo sozinho
                      Bm   E   Bm
Como estou agora
Bm      E             Bm
E respiro toda a liberdade
E                 A              A4/7  A7                                                                       
Que alguém pode ter

Dm            Bb
De repente ser livre ate me assusta
Am
Me aceitar sem você certas vezes me custa
F7+                                 E
Como posso esquecer dos costumes
                                          Dm  Am
Se nem mesmo esqueci de você


DESABAFO          

                                          Em
Porque me arrasto aos seus pés
Porque me dou tanto assim
                                    E7
E porque não peço em troca
                            Am
nada de volta pra mim


Porque é que eu fico calado
               B7         Em
Enquanto você me diz
                           F#
Palavras que me machucam
                                 B7
Por coisas que eu não fiz

                                      Em
Porque é que eu rolo na cama
E você fingi dormir       E7
Mais se você quer eu quero
                      Am
Não adianta fingir

                                             B7                            Em
Você é mesmo essa mecha  de branco nos meus cabelos
                                   F#m B7                           Em
Você pra mim é uma ponta a mas nos meus pesadelos
                            Fm
Mas acontece que eu não sei viver sem você
                          F7                              Bbm
As vezes me desabafo, me desespero porque


Você é mais que um problema
C7                           Fm
É uma loucura qualquer             Gm
Mas sempre acabo sem seus braços
C7                         Fm
Na hora que você quer


ESTA TARDE VI LLOVER          

D
Esta tarde vi llover  
                        Em            A7  Em  A7
Vi gente correr y no estavas tu
              Em            A7
La outra noche vi brillar um cielo azul
D                   Am   D7
Y no estavas tu

              G      C7                     Am   B7
La outra tarde         vi que uma ave
             Em           Bm           C#7
Enamorada dava besos a su amor
             F#m  B7             Em   A4/7   A7
Islusionada          y no estavas

       D
Esta tarde vi llover
                         Em            A7  Em   A7
Vi gente correr y no estavas tu
El otoño vi llegar
Am               B7
Y no estavas tu

               Bm                  E
Si me estranãs o me engañas
         D
So lo se vi llover
A4              A7                     D                                        
Vi gente correr y no estavas tu



ME CONTE A SUA HISTÓRIA          

Am                       D4/7
Me conte a sua história
  D7                           Bm                     Em
Fala dos seus amores e dos seus desenganos
 Am
Conta pra mim seus desejos
D4/7                       D7   G7
Seus sonhos escondidos que não realizou

Am                          D7
Me conte a sua história
Am                        D7  Bm              Em
Me fala das promessas que tanto fizeram
             Am                        D7
Fala das suas tristezas do quanto chorou
      Dm               E
E ninguém percebeu

                 C                     D7
Me conte a sua história me fala dos seus amores
    Bm                               Em
E deixa que eu enxugue a lagrima num beijo
       Am                    D4/7               D7
Eu quero ser apenas aquele que um dia
G7                 Dm   G7
Você tanto amou

                   C               D7
Me conte a sua história encosta no meu ombro
Bm                                        E7
Mas venha sem receio venha sem demora, vem sem remorsos
     Am                          D4/7              D7
Eu não a quero pura eu não a quero santa                                   
      G7
Eu quero só você

Am  D7
Eu quero ser apenas
Am        D7
Aquele que um dia
         G7
Você tanto amou
Aquele que ficou


MEU QUERIDO, MEU VELHO,
 MEU AMIGO

                        Cm
Esses cabelos brancos, bonitos
                 G7
Esse olhar cansado, profundo
Me dizendo coisas, num grito
                       Cm
me ensinando tanto do mundo

                                  C7
Esses passos lentos de agora
                    Fm
Caminhando sempre comigo
                                Cm
Já correram, tanto na vida
                           G7              Cm
Meu querido, meu velho, meu amigo


Sua vida cheia de histórias
                           G7
E essas rugas  marcadas pelo tempo
Lembranças de antigas vitórias
                  Cm
Ou lagrimas choradas ao vento

                           C7
Sua voz macia me acalma
                        Fm
e me diz muito mais do que eu digo
                               Cm
Me calando fundo na alma
                           G7                  Cm
Meu querido, meu velho, meu amigo

                                                             G7
Seu passado vive presente nas experiências contidas
                                                        Cm
Esse coração consciente da beleza das coisas da vida
                                  C7                         Fm
Seu sorriso franco me anima seu conselho certo me ensina
                             Cm                               G7             Cm
Beijo suas mãos e digo, meu querido, meu velho, meu amigo

G7                     Cm                              G7
Eu já lhe falei de tudo mas tudo isso é pouco diante do que sinto
Fm                                      Cm                            G7
Olhando seus cabelos tão bonitos beijo suas mãos e digo
                                             Cm
Meu querido, meu velho, meu amigo


NA PAZ DO SEU SORRISO          

F#m                     B7
Na paz do seu sorriso
F#m                   B7
Meus sonhos realizo
               E
E te beijo feliz

         G#m                    Bm
E na ânsia mais louca no céu da tua boca
     E                              A
No alto as estrelas me dizem, meu bem
          Am                     D
Que a vida é isso que eu vivo por isso
       G                        B7
Que você me dá, me dá

Na paz do seu sorriso
Meus sonhos realizo
E te beijo feliz

      G#m                  Bm
E a beleza é nada se for comparada
        E                             A
Com tudo que eu vejo em você meu bem
   Am                        D
O amor é perfeito me amarro no jeito
G                              B7
Que você me dá, me dá

E nos dois num abraço rolamos no espaço
Me perco no amor com você meu bem
Eu perco o juízo pois o paraíso
É o que você me dá, me dá

        F#m                                  B7
Tudo isso que você meu bem me dá
        F#m                                  B7
Tudo isso que você meu bem me dá


O ANO PASSADO          

    E                       A7+                   E
O ouro no ano passado subiu sem parar
                             A7+                        E
Os gritos na bolsa falaram de outros valores
    A                         E     G#                C#m
Corpos estranhos no ar, silenciosos voadores
          A                                            B7
Quem sabe olhando o futuro do ano passado

    E                              A7+                 E
O mar quase morre de sede no ano passado
                            A7+                        E
Os rios ficaram doentes com tantos venenos
 A                      E    G#                         C#m
Diante da economia, quem pensa em ecologia
        A                                                               B7
Se o dólar é verde,é mais forte que o verde que havia

A                       B7                     E   C#m
O que será do futuro que hoje se faz
    A                 B7                    C#m    B7
A natureza, as crianças e os animais
  E                          A7+                   E
Quantas baleias queriam nadar como antes
                            A7+                  E
Quem inventou o fuzil para matar elefantes

A                          E         G#                       C#m
Quem padeceu de insônia com a sorte da Amazônia
    A                                                  B7
Na lei do machado mais forte  do ano passado

                              
Não adianta soprar a fumaça do ar
As chaminés do progresso não pode parar
Quem sabe um museu no futuro vai guardar num lugar seguro
Um pouco de ar puro, relíquia do ano passado

O que será do futuro que hoje se faz
A natureza, as crianças e os animais

Os campos risonhos um dia tiveram mais flores
E os bosques tiveram mais vidas e ate mais amores
Quem briga com a natureza envenena a própria mesa
Contra a força de Deus não existe defesa

O que será do futuro . . .


VOLTEI AO PASSADO          

G
Eu voltei ao passado
F/G   Fº       Am  Dm
E lembrei de você
F/G  Fº   Em  Am   Dm
Revivi   tantos sonhos
G                          C             C7
Que você também viveu

F     G
Pois é, faz tempo   Em
Que eu não sei da sua vida
Am                              Bm
Mas hoje uma saudade escondida
G                               C
Me diz que eu preciso só te ver

F
Quem sabe,
G                             Em
Talvez você também lembrou de mim
Am                              D
E quer saber também a onde estou
                                G
Porque nos dividimos sem querer assim

Repete a 1ª parte

F             G            Em
Eu sei o quanto foi difícil me afastar
Am                        Dm
Mas hoje com mais tempo pra pensar                                                              
G                            C
Eu acho que foi melhor pra nós dois

F                G                      Em
Quem sabe talvez não fosse bom eu te encontrar
Am                    D
Pra não ver tristeza em teu olhar
                                       G
E eu tivesse ate vontade de chorar

Repete a 1ª parte








2 comentários: